Autor: Patrick Süskind é um escritor Alemão e também roteirista de televisão, tendo como primeiro livro de sucesso "O Perfume" em 1985.

      Primeira novela de Patrick Süskind, O Perfume, conta a terrível estória de Jean-Baptiste Grenouille, um órfão nascido em Paris, no ano de 1738. Quando o corpo abandonado de Jean-Baptist é encontrado no lixo, ele é levado a um orfanato, onde todos os que tem contato com ele tratam-no como se ele fosse, de alguma forma, repulsivo. O que os  não sabem é que o corpo de Grenouille não possui nenhum aroma, uma característica distinta que, de tão sutil, passaria imperceptível, mas que marca a vida de Grenouille para sempre. A estranha relação do protagonista com os odores é posteriormente elucidada e realçada por seu olfato peculiarmente acurado, causado, talvez, pela falta de necessidade de abstrair seu próprio cheiro. Quando atinge a maioridade, Grenouille torna-se um perfumista com fortes aptidões para a mistura de perfumes estranhos e exóticos. Esta habilidade o leva ao desejo de disfarçar sua própria falta de cheiro e a uma busca pela criação do perfume mais singular que o mundo houvera visto.

       Ao acompanhar Grenouille desde seu nascimento, quando sua mãe o abandonou para a morte por entre os restos de peixe, até sua infância, quando ele descobre o quão diferente era de seus pares, Süskind consegue evocar inúmeras e diferentes emoções do leitor, desde a raiva até a simpatia pelo jovem órfão, além da curiosidade, repulsa e ódio. A falta de aroma de Jean-Baptiste pode ser vista como uma representação da sua falta de moral em um mundo onde o imoral e o ético batalham na busca por um denominador comum.

      Süskind faz um trabalho notável ao retratar a Paris do século XVIII, baseando-se mais em descrições olfativas do que o comumente encontrado em novelas, o que dá total suporte ao conceito por trás da narrativa. Ele descreve Grenouille e suas vítimas de forma impessoal, incrementando, assim, a terrível natureza das ações de Jean-Baptiste. Perfume é uma novela de suspense. Embora a culpa de Grenouille seja óbvia, no decorrer do livro o leitor se pergunta quando e como o assassino será trazido à justiça. A novela também tem um quê de horror, ainda que não seja do tipo terror, ou no estilo Lovecraftiano. Podemos dizer que Perfume é uma história perturbadora pela maneira como Süskind descreve as ações e motivações de Grenouille. Se por um lado é claro que Grenouille é obcecado e insano, por outro, ele age de forma deveras lúcida para a sociedade francesa dos confins do século XVII.

     O livro de Süskind é sui generis.  Parte horror, parte mistério, parte ficção histórica, oferece ao leitor um mergulho na mente de um criminoso insano, enquanto especula acerca do papel dos aromas em nossas vidas. Perfume não pode ser comparado a nada escrito antes, pois sua premissa é muito diferente, em muitas formas, daquilo que o precedeu.
Todos as postagens de Sekh