Autora: Jane Austen foi uma proeminente escritora inglesa, escreveu os clássicos "Orgulho e preconceito" e "Razão e Sensibilidade".
       Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.
       Um romance clássico, orgulho e preconceito nos apresenta uma das personagens mais fortes e racionais do universo feminino na literatura, "Elizabeth Bennet"; uma mulher por demais diferente das de sua época, decidida a viver sem casamentos planejados por dinheiro e reconhecimento na repulsiva sociedade do século XVIII, onde as famílias lutavam para manter o status e suas finanças. Em uma família de cinco irmãs, Jane sua irmã mais velha e companheira, é romântica porém demais tímida, não revelando visivelmente seus sentimentos ao novo pretendente recém chegado na cidade "Charles Bingley" que a corresponde com o mesmo amor afetivo desde a primeira valsa. Charles é rico e procura sua futura esposa, toda a cidade se compromete a tentar vínculos ou proximidades com um representante da nobreza de Londres; Charles traz consigo seu amigo "Mr. Darcy", mesmo sendo possuidor de maior riqueza que Charles, Darcy é por demais desagradável aos olhos de todos, por seu enorme orgulho e desprezo pela classe mais baixa. A Familia Bennet, traz interesses a Charles, porém Darcy os acha interesseiros, principalmente a mãe de Elizabeth Bennet, que nutre certo ódio imediato pelo mesmo. Elizabeth e Mr.Darcy, personagens principais da história, convivem com suas desavenças; em um baile onde Elizabeth se encontra com sua família, Darcy ao vê-la pela primeira vez e após recusar-se a dançar com a mesma, terce o seguinte comentário maldoso em confidência ao amigo: "Ela é tolerável, mas não bonita o suficiente para tentar-me!" Elizabeth o escuta e agradece a Deus por não ser agradável a um sujeito tão desprezível. Elizabeth tem todos os motivos para repudia-lo, até descobrir que poderia estar terrivelmente enganada sobre sua personalidade e sua história. 
      Vale ressaltar que a familia Bennet encontrava-se logo desprovida de sua propriedade, pois a familia não possuía um herdeiro homem, isso levaria para o parente mais próximo, o primo Willian Collins; por isso a necessidade de um casamento entre uma das filhas e Charles Bingley. Jane Austen possui sempre em seus livros, personagens caricatos para revelar a insuportavel realidade da época, neste livro encontramos a mãe de Elizabeth Bennet e suas irmãs mais novas, Lydia e Kitty; A mãe possui a meta de ver todas as suas filhas casadas de imediato com os melhores da sociedade, mesmo as que não possuíam idade suficiente para frequentar a sociedade, uma mulher um tanto materialista e interesseira; As irmãs são superficiais, enloquecidas por militares e homens de toda especie. Mr Darcy guarda-nos surpresas, assim como outros personagens como George Wickham. O livro teve adaptações para cinema e televisão desde 1938, em uma série; também há o mais recente filme lançado em 2005 em que é protagonizado por Keira Knightley.

       Com personagens um tanto irritantes e situações em que o leitor se ver em desespero torcendo por suas personagens, o livro não se torna nada entediante, mesmo se tratando de uma história que narra o cotidiano. Um livro Fantástico, para quem busca uma linguagem épica e confortável, uma história doce e bem contada, personagens com caracteristicas reais abordados de forma inteligente, uma escrita que vai direto ao assunto; Jane Austen é a escritora perfeita para todos estes critérios, em seus livros, onde tudo é inesperado e o fim sempre é o melhor possível.
Todas as Postagens de Bells