Autor: Honoré de Balzac  foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna.


"Tome a mesma moça aos 20 e aos 30 anos. No segundo momento ela será umas sete ou oito vezes mais interessante, sedutora e irresistível do que no primeiro. Ela perde o frescor juvenil, é verdade. Mas também o ar inseguro de quem ainda não sabe direito o que quer da vida, de si mesma e de um homem. Não sustenta mais aquele ar ingênuo, uma característica sensual da mulher de 20. Só que isso é compensado por outros atributos encantadores que reveste a mulher de 30. Sim, aos 20 a mulher é escolhida. Aos 30, é ela quem escolhe."

     Júlia é a protagonista desta história que baseia-se na realidade da vida cotidiana. Aqui Balzac nos mostra a visão de uma jovem que passeia pelo tempo, pelo desamor e a ilusão; os enganos e os sofrimentos; que vive o pesadelo de um sonho e as linhas tortas do real e obscuro, e aprende da forma mais difícil.
       Tudo inicia-se com Júlia em um passeio com o pai, tem certezas do que quer na vida, casar com Vítor, seu primo e o homem que "ama", e desenha todo o seu futuro ao apenas olha-lo nos olhos; O pai a adverte da vida de sofrimentos que a espera, e teme, por saber exatamente a intenção masculina da época e o futuro inesperado e decepcionante de sua filha.Vítor não é o que Júlia espera, na verdade nada é o que deveria ser; Passa-se os anos, e Júlia obtém seu primeiro amor, Artur, que acaba morrendo prematuramente de forma inusitada, mostrando-se outra decepção em sua vida. Júlia perde as esperanças e a fé, encontra-se com trinta anos de angustias e em desespero pelo fim da vida, mas a vida ainda tem muitas coisas a oferecê-la, coisas boas e coisas bem ruins.
       Uma grande obra do século XIX, Foi graças a este livro que o adjetivo "Mulher Balzaquiana" foi criado, define uma mulher com exatamente trinta anos, essas que são emocionalmente mais amadurecidas e podem viver o amor com maior plenitude que uma de dezenove, que nada sabe do amor e sobre o sofrimento pelo mesmo. Julie após todos os tristes acontecimentos de sua vida, cai em uma depressão profunda e obriga-se a um maior conhecimento, o tempo e o sofrimento e a desilusão a ensina, sua idade a define com maior caracter e personalidade. Neste livro encontramos a realidade embutida em cada capítulo, Balzac aprofundou-se no pensamento feminino em um romance emocionante, uma mulher fantástica foi de forma real criada, algo nasceu deste romance: A mulher e sua definição na época; podemos ainda hoje presenciar esta personagem moderna por aí, em um cenário diferente, admito, mas igualmente sofredor e ilusório. Aproveitem essa digna obra.
Todas as Postagens