Autor: François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire. Nascido em Paris em 21 de novembro de 1694. Foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista.

         Uma enciclopédia de conhecimentos gerais, em ordem alfabética, Sempre foi um desejo que encontrava-se no âmago de voltaire; idéia essa que persistiu até 1764 com sua publicação.

           De fato voltaire tinha o intento de fazer uma enciclopédia de assuntos gerais, visando dar ênfase na visão da filosofia e da ciência, onde a população tivesse total acesso as idéias que ali continham. É nessa obra que iremos encontrar a tão admirada indagação do filósofo "ouse pensar". Carregado de ceticismo, muitas vezes irônico, mas, nunca perdendo a genialidade; contém uma visão fantástica de um pensador iluminista acerca da religiosidade, que manipula e tira o bom senso da população, transformando toda uma sociedade em massa de manobra. Trazendo um esclarecimento acerca das linhas de pensamento; jogando fora com total desprezo as "pseudo-racionalidades", proporcionando ao leitor, várias ferramentas para um novo pensar. É uma compilação de pensamentos sobre os assuntos mais intrigantes e enraizados de nossa sociedade, que vai da religião até mesmo a simples amizade.

Mesmo que você pegue esse livro para tão somente passar o tempo, não conseguirá. Seus neurônios irão trabalhar em dobro; é uma linguagem não muito difícil; porém, erudita. O autor transmite uma acidez totalmente singular, expondo com total fidelidade o pensamento iluminista. Para que você que tem vontade de aprofundar-se nas idéias dos grandes pensadores do séculos das luzes, é um livro essencial; para fazer-se entender a profundidade desse movimento filosófico tão importante na história.
Todas as Postagens de Apollo